Metodologia

Nossa metodologia surgiu por meio da pesquisa- desenvolvida pela bailarina, educadora e pesquisadora corporal Alliny Costa- pautada na busca de uma metodologia para dança clássica com enfoque no movimento consciente e na prática cênica profissional contemporânea.

Denominamos o nosso curso de: Dança Clássica (Movimento Consciente), pois acreditamos que o trabalho de dança clássica não se reduz ao virtuosismo e ao acúmulo de habilidades corpóreas, mas envolvem o desenvolvimento expressivo e o pensamento do movimento por meio de um trabalho somático.

Acreditamos que todo trabalho relacionado a dançar deve também estimular a expressividade do indivíduo e instigá-lo a ser pesquisador do seu próprio corpo/movimento. A educação somática proporciona o trabalho técnico consciente onde são apreciadas as ideias e personalidades de cada bailarino.

Entendemos técnica como um processo de investigação em que o "movimento se estabelece a partir da percepção de seu caminho, guiado pelo sentido do movimento, e não pela forma ideal exteriorizada". Portanto não obedecemos a um treinamento condicionado e cristalizado nos moldes do clássico antigo. Utilizamos o Balé Clássico como um meio de pesquisa do movimento, e não como fim técnico ou estético a ser alcançado. Assim proporcionamos aos nossos alunos um entendimento técnico do movimento que inclui também a sensibilidade e a expressividade.

Nossa grade curricular inclui o trabalho com a educação somática, expressão corporal, técnica clássica (consciente), laboratório de criação e teoria (história da dança, anatomia e atualidades).

O trabalho de todas essas potencialidades proporcionarão muitas possibilidades na carreira artística/profissional de nossos alunos. A Dança, assim como as artes em geral, tem cada vez mais solicitado de seus intérpretes-criadores o conhecimento artístico de múltiplas linguagens, a técnica clássica não é mais o único requisito para se tornar bailarino. Para ser um bailarino é preciso também ser artista (criativo e sensível) , estudar o movimento, conhecer e experienciar diversas técnicas e ter conhecimento de todos os procedimentos que compreendem a realização de um espetáculo. Para aqueles que optarem pelo caminho do ensino, todas essas potencialidades os auxiliarão muito durante sua trajetória acadêmica.



Texto de Alliny Costa.
Todos os direitos reservados.
Segundo a LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
Fica Proibida a Cópia e Veiculação do Texto.

Comentários